domingo, 10 de outubro de 2010
De Alcochete para o Mundo
Seleções com muitas ligações à Academia
Reconhecido internacionalmente como uma das melhores escolas de futebol do Mundo – a par de Ajax e Barcelona –, o Sporting continua a fazer jus à fama: tendo como base de análise os 23 convocados por Paulo Bento para a dupla jornada de apuramento para o Euro’2012 e a lista inicial de Agostinho Oliveira para o encontro dos Sub-23, frente à Irlanda do Norte, facilmente pode concluir-se que os leões são o clube mais representado.
Aliás, dos 14 elementos que derrotaram a Dinamarca (3-1), 8 estão ou já passaram por Alvalade (João Pereira, Postiga, Pepe, Carlos Martins, Moutinho, Nani, Varela e Ronaldo). Recorde-se que no banco de suplentes sentaram-se Patrício e Danny e na bancada ficou Beto.
No que toca à Seleção Sub-23, só André Santos se manteve na convocatória, já que os outros quatro jogadores leoninos chamados por Agostinho Oliveira (Carriço, Nuno André Coelho, Yannick e Saleiro), apresentaram problemas físicos e foram dispensados.
Lei do mercado
No entanto, e ao contrário de holandeses e espanhóis, as pérolas extraídas dos escalões de formação são maioritariamente para consumo externo: ainda antes de os jovens talentos deixarem uma marca significativa no clube, a lei do mercado obriga o Sporting a vender os seus principais ativos a equipas de maior poderio financeiro.
Para lá de Futre e Figo, a capacidade exportadora dos leões ganhou especial dimensão na última década. A primeira pérola a render vários milhões aos cofres leoninos foi Hugo Viana, que após a conquista do título, em 2001/02, trocou Alvalade por Newcastle por 12,5 milhões de euros.
Desde essa altura, o emblema sportinguista já faturou cerca de 81,8 milhões de euros em jogadores oriundos da formação, um valor que coloca o Sporting no topo dos clubes formadores. Neste capítulo, destaca-se a transferência de Nani: o extremo, de 23 anos, foi vendido, em 2007/08, ao Manchester United por 25,5 milhões de euros, evidenciando-se como a transferência mais lucrativa de sempre para o emblema verde e branco.
No entanto, em termos de mediatismo, Cristiano Ronaldo continua a bater recordes: o jogador do Real Madrid, de 25 anos, representa internacionalmente a marca Sporting, assumindo-se como o principal representante da formação leonina, a par de Luís Figo.
FONTE: www.record.pt
PS: UM ARTIGO A FALAR BEM DO NOSSO CLUBE!!!! TINHA QUE PUBLICAR.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário