domingo, 31 de outubro de 2010

Relvado sintético em Alvalade


Projeto para o próximo ano
O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, revelou este sábado a intenção do clube instalar um relvado sintético no Estádio de Alvalade já na próxima época.
"O Sporting e os seus atletas não podem continuar a ser prejudicados num campo que não os favorece. Há uma altíssima probabilidade do Sporting no próximo ano ter um relvado artificial, uma vez que não se pode exigir mais a uma equipa depois de tantos anos com relvados em más condições", justificou.
No 10.º aniversário do núcleo de Vendas Novas, o dirigente deu o facto como praticamente consumado: "Eu diria que há 95 por cento de probabilidade de para o ano termos um relvado de relva não natural, mas fantástico, à semelhança de muitos campos que há por aí. Vamos começar a preparar isso".
"O Sporting não sabe o que é jogar em casa. Jogar em Alvalade é um obstáculo enorme. Não treinamos em casa, não temos rotinas de jogar em casa, não temos referencias sequer do estádio", lamentou, defendendo que um novo piso pode reforçar as aspirações desportivas do clube.
Bettencourt revelou que foi feito um "estudo muito profundo" do assunto e que foi possível constatar que "há bons relvados artificiais de ultima geração com todas as condições, com um tapete onde os atletas possam exprimir o seu futebol".
O presidente do Sporting elogiou a atitude compreensiva dos futebolistas e sucessivas equipas técnicas - "têm feito o favor de não tocar no assunto" - e reconheceu que os regulares lamentos internos "têm toda a razão de ser".
"Muitas vezes os futebolistas pagam uma fatura complicada porque as pessoas na bancada não se apercebem. Muitas vezes até parece que o campo está bonito, mas é um relvado que não tem o mínimo de condições e prejudica claramente a equipa nos jogos em casa, onde temos de assumir o ataque e onde as equipas adversárias se fecham muito atrás", concluiu.

FONTE: www.record.pt

Futebol jovem


Iniciados: Sporting - 4 Oeiras - 2

O Sporting venceu o Oeiras na Academia, mantendo-se na liderança da série E do nacional de iniciados. Os «leões» realizaram uma exibição convincente, apesar das falhas em termos defensivos que originaram os lances mais perigosos do adversário.
O Oeiras deu boa réplica e complicou a tarefa do Sporting, mas na frente de ataque os «leões» contaram com um José Postiga bastante inspirado. O avançado fez um hat-trick e podia muito bem ter feito mais, tal foi a dose de desperdício na segunda parte.
O primeiro golo nasceu de um cruzamento de Daniel Alves, com Postiga a ter tempo para tudo, enquanto o segundo foi alcançado através de um remate em arco de fora da área. A abrir a segunda parte, o avançado voltou a aparecer de rompante para fazer o 3-0, após cruzamento de Iuri Gomes.
O Oeiras viria a reduzir por intermédio de Henrique Karas, num bom lance de envolvimento ofensivo, mas Iuri Gomes viria a recolocar a diferença no marcador para três bolas. No entanto, o Oeiras não baixou os braços até final do encontro e conseguiu ainda fazer o 4-2 através de Lucas Oliveira.

Ficha de Jogo:

Campeonato nacional de iniciados
Academia Sporting/Puma (campo n.º5)
Árbitro: Avelino Nascimento (Lisboa)
Árbitros assistentes: Bruno Cunha e Diogo Coelho
Ao intervalo: 2-0
Sporting – João Leite; Bernardo Carlos (Pedro Oliveira, 50 m), Bruno Wilson, Hugo Meira, João Serrano, Tiago Neto, Iuri Gomes, Fábio Martins (João Marques, 35 m), José Postiga, Rafael Barbosa (Guilherme Celestino, 67 m) e Daniel Alves (José Lúcio, 35 m).

Suplentes não utilizados: Vladimir Stojkovic; Sebastião Castela e Hugo Afonso.
Treinador: Luís Gonçalves
Disciplina: Nada a assinalar.

Golos: José Postiga (24, 38 e 47 m), Henrique Karas (49 m), Iuri Gomes (53 m) e Lucas Oliveira (56 m).

----------------------------------------------------------------------------------------------


Juvenis: Sporting - 0 Benfica - 1

A equipa de juvenis do Sporting recebeu o Benfica, na Academia, tendo perdido o encontro por 0-1. Os «leões» que durante toda a primeira parte nunca deixaram os encarnados chegar com perigo à sua baliza, já na segunda parte, acabaram por sofrer um golo no único momento perigoso para o Benfica. No lance, acontecido aos 47 minutos, Edgar Ié cortou a trajectória da bola com a mão na área «verde e branca» e a grande penalidade foi convertida com êxito pelo benfiquista Alsény Bah.
Sofrido o golo, coube aos «leões» tentarem contrariar o cenário do jogo, mas perante o tempo que corria e a bola que não entrava, os «pupilos» de Luís Dias acabaram por se deixar levar por alguma ansiedade (própria de quem quer vencer e não está a consegui-lo) e, por esse motivo, acabaram por não tomar as melhores decisões na hora de finalizar.
O resultado acaba por ser injusto na medida em que foi o Sporting que mais correu, que mais tempo teve a bola em seu poder, que mais rematou, mas ao não marcar acabou por ser penalizado com um livre indefensável para o guarda-redes Pedro Duarte.

Academia Sporting/Puma, Alcochete
Árbitro: Luís Estrela
Árbitros assistentes: Manuel Santos e Jorge Lopes
Sporting – Pedro Duarte; Edgar Ié, Tobias Figueiredo, Eric Dier e Nuno Malheiro; Antoninho Silva, Carlos Mané (cap.), Edilino Ié (Luís Cortez, 69 m) e Alexandre Guedes (Cristian Ponde, 75 m); Carlos Chaby (Tiago Duque, 66 m) e Iuri Medeiros.
Treinador: Luís Dias.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Edgar Ié (47 m), Tobias Figueiredo (52 e 65 m). Cartão vermelho para Tobias Figueiredo (65 m).

FONTE: www.sporting.pt

Taça de Portugal: Eireira e Benfica - 2 Sporting - 9



Em jogo a contar para a Taça de Portugal, a equipa principal de futsal do Sporting deslocou-se a Torres Vedras, para defrontar a equipa da Eireira e Benfica, no Pavilhão S. Gonçalo, tendo vencido por 9-2.
Os «leões» chegaram ao intervalo com uma larga vantagem de 6-0. O marcador foi inaugurado por Caio, aos 4 minutos, após assistência perfeita de Cardinal. Volvidos cinco minutos, o Sporting aumentou a vantagem, por Leitão. Um minuto depois, Leitão voltou a marcar, ficando o resultado em 3-0.
O Sporting estava imparável e, aos 11 minutos, já vencia por 4-0. Cardinal apontou o quarto tento da partida. O dominio era total e ainda antes do descanso ao intervalo, foram marcados mais dois golos pelos sportinguistas Caio (16 m) e Alex (18 m).
No segundo tempo, os «pupilos» de Orlando chegaram com facilidade ao 8-0. O sétimo golo foi apontado por Alex e o oitavo por Deo.
A turma anfitriã, mesmo assim, ainda conseguiu reduzir a vantagem «verde e branca». À passagem do minuto 30, Tui coloca o marcador a registar 1-8. Na resposta, aos 35 minutos, Leitão aumentou o número de golos «leoninos», mas acabou por ser o Eireira a fechar a contagem, com Paiva a fixar o resultado em 2-9, a três minutos do fim da partida.

FONTE: www.sporting.pt

Sporting - 11 GD Fabril - 4



Em tarde tormentosa, o Sporting voltou aos clássicos dos anos 60 e 70 e defrontou o GD Fabril, do Barreiro, para a quarta jornada do Nacional da tarceira divisão, competição onde os «leões» só conhecem o sabor da vitória. No passado era a CUF, do Barreiro, e, após o 25 de Abril, a Quimigal. Há 33 anos, com o «dream team», o Sporting vencera a CUF por 10-4; na tarde chuvosa de sábado, o resultado foi idêntico: 11-4.
Para este clássico do hóquei nacional, Joquim Alves nao pôde contar com Fabio Sousa, por lesão. O jogo começou com golo de Gonçalo Alves, na recarga a um remate de Marinho, e aos quatro minutos, após assistência de André Pimenta, Marinho elevou para 2-0. Um minuto depois Gonçalo Alves, em picadinha, faz o 3-0 e, 15 segundos depois, de livre directo, eleva para 4-0. Aos 15 minutos, o Sporting já vencia por 7-0, com Gonçalo Alves em evidência, a apontar cinco dos sete tentos. Até ao intervalo, a turma visitante ainda conseguiria reduzir para 7-1, numa altura em que a formação de Quim Zé jogava com três jogadores de campo. A segunda parte teve cinco minutos iniciais de sufoco do Sporting que deram três bolas nos ferros e um livre directo falhado. Seguiu-se uma pequena reacção dos homens do Barreiro, mas era a turma leonina que continuava a controlar os acontecimentos. Os de Alvalade, que aproveitavam para rodar jogadores menos utilizados foram aumentando a vantagem até aos 11-2, mas já perto do apito final os visitantes marcariam dois golos, terminando a partida com vitória justa do Sporting, por 11-4. Gonçalo Alves, ainda junior de primeiro ano, foi o homem do jogo, ao apontar oito golos. Marinho fez dois e Hugo Nascimento fechou a contagem.

FONTE: www.sporting.pt

sábado, 30 de outubro de 2010

Juniores: Sporting, 9 - Belenenses, 0

O Sporting mantém-se na frente do nacional de juniores, somando a oitava vitória em nove jogos disputados.
Num jogo em que foi difícil praticar um bom futebol, em virtude das más condições atmosféricas, os «leões» souberam interpretar bem as dificuldades do terreno e venceram sem constestação o Belenenses. O triunfo da equipa de José Lima começou a ficar construído à passagem da meia hora, com João Mário a aproveitar uma defesa incompleta do guarda-redes Hugo Pinto para abrir o activo na Academia. A um minuto do intervalo, Alberto Coelho fez o 2-0, com uma emenda na pequena área, deixando os azuis do Restelo praticamente fora da discussão do resultado.
Na segunda parte, os «leões» não abrandaram o ritmo e sentenciaram a questão com um goleada das antigas. Alberto Coelho bisou, aproveitando uma falha defensiva do Belenenses, Juary Soares fez o quarto golo, com um belo golpe de cabeça, na sequência de um cruzamento de João Mário, e os recém-entrados Matheus Coelho, com um hat-trick, e Mateus Fonseca, também tiveram a oportunidade de colocar o nome na lista de marcadores do encontro. Aliás, o Sporting nos últimos minutos foi tremendamente eficaz, destruindo por completo a resistência defensiva da formação azul e branca. Entre vários golos de belo efeito, pelo meio Armindo Bangna (Bruma), marcou o mais bonito da tarde, com um remate em arco de fora da área.

FONTE: www.sporting.pt

Convocados para Leiria

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Abel, Cedric, João Pereira, Nuno André Coelho, Torsiglieri, Evaldo e Carriço.
Médios: André Santos, Zapater, Valdés, Matías, Vukcevic, Salomão e Maniche.
Avançados: Hélder Postiga, Carlos Saleiro, Yannick Djaló.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pedro Mendes e Nuno André Coelho aptos


As novidades do treino desta sexta-feira do Sporting são o facto de Pedro Mendes e o defesa Nuno André Coelho já se encontrarem aptos. O médio internacional português, apesar de já ter subido ao relvado sem limitações, ainda se encontra sob vigilância médica.
O argentino Leandro Grimi realizou treino condicionado, enquanto Polga, Liedson, Matías Fernandez e Tales estão inaptos.
O defesa central brasileiro continua a contas com um traumatismo na região tíbio-társica direita, enquanto Matías se depara com uma entorse no joelho esquerdo e Liedson com uma lesão muscular aguda na face posterior da coxa direita.
O Sporting continua a preparar o próximo encontro da Liga Zon Sagres, que se disputa no domingo em Leiria, frente à União local.

FONTE: www.record.pt

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sporting recebe Troféu Olímpico 2010


A Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal atribuiu, no passado dia 14, o Prémio Troféu Olímpico de 2010 ao Sporting Clube de Portugal. Em representação do Sporting, o Presidente José Eduardo Bettencourt e o vice-presidente Mário Moniz Pereira, recebem hoje, dia 28 de Outubro, pelas 18,30 horas, este prestigiado Troféu, durante a sessão comemorativa do 101.º Aniversário do Comité Olímpico de Portugal.

FONTE: www.sporting.pt

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

U. Leiria – Sporting: João Ferreira (AF Setúbal)

Leões preparam Leiria à porta fechada

O plantel do leonino treina-se por esta hora, à porta fechada, na Academia Sporting, em Alcochete, tendo em vista a deslocação a Leiria, onde no domingo, às 20.15 horas, defronta o União local.
Paulo Sérgio tem muitas baixas no plantel e sabe que, à partida, não pode contar com Liedson, Matías Fernández, Izmailov, Pedro Mendes, Polga e Grimi para o confronto da nona jornada.
Nuno André Coelho e Tales estão em dúvida, enquanto Daniel Carriço, que ontem não se treinou devido a ter apresentado febre, deve recuperar a tempo de ser opção.
Face à lesão muscular que o afastará dos relvados por um período não inferior a três semanas, Liedson falhará domingo o reencontro com Sá Pinto, o agora adjunto do União de Leiria com quem teve um conflito grave e que levou à demissão deste do cargo de director-desportivo dos leões em Janeiro deste ano.
O Sporting procura em Leiria alcançar a melhor série de temporada: atravessa um ciclo de três vitórias consecutivas (Estoril, Gent e Rio Ave) e ainda não conseguiu, esta temporada, chegar ao quarto triunfo consecutivo.

FONTE: www.abola.pt

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Liga Centenário: Sporting, 2 - Estoril, 2



O Estoril entrou “a matar” e logo no primeiro minuto do jogo conseguiu inaugurar o marcador, por intermédio de Ceará. Perante uma equipa de seniores deve salientar-se, acima de tudo, a atitude dos juniores sportinguistas que, mesmo assim, não se desconcertaram perante a vantagem do adversário.

O Sporting foi, portanto, em busca de igualar o marcador, mas sem conseguir ultrapassar a defensiva forte dos rapazes do Estoril. Ao contrário, foi o Estoril que conseguiu chegar ao 2-0, quando aos 30 minutos, Arguez não falhou o alvo.

Com uma desvantagem de dois golos ao intervalo, José Lima alterou a sua equipa no reatar, com três substituições: entraram Ricardo Esgaio, Afonso Taira e Agostinho Cá. A atitude manteve-se mas, o Estoril, em abono da verdade, já não conseguiu criar perigo durante esta metade do jogo. Foi, aliás, com grande atitude que os jovens sportinguistas conseguiram igualar o resultado.

Desnorteados os estorilistas começaram a recorrer mais à falta e, com isso, aproveitou o Sporting que, de grande penalidade fez dois golos. O primeiro, à passagem do minuto 60, através de José Lopes e o segundo, aos 64 minutos, por Afonso Taira.

FONTE: www.sporting.pt

Comunicado do treinador Paulo Sérgio

«Só por maldade ou distracção é que alguém pode não perceber o que afirmei em relação à falta de horas de repouso entre os jogos da minha equipa. Estão a dar imagem de que me queixo que dão esse privilégio ao FC Porto e não dão ao Sporting, quando não foi isso que afirmei. Disse, aliás, que o “FC Porto jogava segunda-feira e bem”.Então esclareço: as regras de que falam protegem quem? São do interesse de quem? O Braga está na Champions, logo, tem direito de preferência de jogar sábado; Benfica idem, idem … FC Porto e Sporting jogam domingo ou segunda-feira, tudo isto quando existem Competições Europeias.

Estas regras são definidas pelo interesse das transmissões televisivas, ou seja, mantenho o que disse, não retiro uma vírgula. Em minha opinião, o interesse a ser defendido devia ser o dos clubes e não o das televisões, pois se no plano interno tem que ser mantida imparcialidade, no contexto europeu quem decide estas coisas devia proteger o interesse dos clubes. Andamos sempre a queixar-nos da importância dos pontos que os clubes conquistam para mantermos ou melhorarmos o Ranking Europeu, para termos lugares de acesso às provas europeias, mas não damos as condições que os clubes julgam ser as melhores para conquistar esse mesmos pontos. E isto devido, repito, aos interesses das transmissões televisivas.

Sei da importância das televisões no orçamento dos clubes, mas se estes não forem protegidos, que jogos terão para transmitir no futuro?!

Quanto ao FC Porto-Benfica, domingo, 72 horas depois do FC Porto-Besiktas, recordo-lhes o Benfica-Sporting foi 72 horas depois do Lille-Sporting. Até parece que em décadas de futebol alguma vez se jogaram estes clássicos à segunda-feira… Compreendendo este facto, nem sequer me pronunciei em relação ao Benfica-Sporting não ter sido adiado. Agora, não me queiram mandar areia para os olhos nem mudar o sentido das minhas afirmações.»

FONTE: www.sporting.pt

E o vencedor é Diogo Salomão


O vencedor da sondagem do SportingVencer é o Jovem Salomão que esta época trocou o Real Massamá pelo Sporting, cedo a aquisição mais barata do clube ( 100 mil euros ).
As boas exibições e o golos na Liga Europa destacaram este jovem com 40% dos votos.

Informação Clínica


O Dr. Gomes Pereira, responsável pelo Departamento Médico do Sporting, actualizou hoje a informação relativa aos diferentes casos clínicos que afectam o plantel profissional do clube.

Eis o teor do comunicado emitido durante a tarde desta terça-feira, dia 26 de Outubro:

Lesões e acidentes de jogo – Domingo, 24 de Outubro de 2010
Nuno André Coelho: Traumatismo facial. Prevemos a sua integração no treino regular no decurso da presente semana.
Liedson: Lesão muscular aguda da face posterior da coxa direita. Tempo de recuperação não inferior a 3 semanas.
Matías Fernandez: Entorse do joelho esquerdo com estiramento e lesão do ligamento lateral interno. Tempo de recuperação não inferior a 4 semanas.

Lesões no jogo do dia 21 de Outubro de 2010 – Liga Europa
Polga: Traumatismo na região tíbio-társica esquerda com entorse. Tempo de recuperação não inferior a duas semanas.

Lesões no jogo do dia 20 de Outubro de 2010 – Liga Centenária
Tales: Traumatismo na região tíbio-társica direita com entrose. Tempo de recuperação não inferior a uma semana.

Outras situações clínicas:
Daniel Carriço: Não treinou hoje (sindroma febril). Tempo de recuperação para integrar treino será de 48 horas.
Grimi: Realiza treino de integração de acordo com programa individualizado e específico.
Pedro Mendes: Realiza treino individualizado no terreno. Prevemos a sua integração no decurso da próxima semana.

(Nota: Para os tempos de recuperação referidos considera-se a data de hoje.)

FONTE: www.sporting.pt

Paulo Sérgio já conta com Yannick, Saleiro e Salomão

Paulo Sérgio recebeu três boas notícias, no treino vespertino realizado pelo plantel do Sporting em Alcochete, esta terça-feira.
Yannick Djaló, Carlos Saleiro e Diogo Salomão recuperaram das respectivas lesões e trabalharam sem limitações. Contudo, Daniel Carriço, treinou de forma condicionada, devido a uma síndrome febril, de acordo com a ficha de treino dos "leões".
Ausentes, ainda em processo de recuperação de mazelas físicas, estão Anderson Polga (traumatismo na tibiitársica direita no jogo com o Gent), Liedson (lesão muscular aguda na face posterior da coxa direita), Nuno André Coelho (traumatismo facial) e Matías Fernández (entorse no joelho esquerdo com distensão do ligamento lateral interno). Os quatro jogadores, recorde-se, saíram tocados do encontro de domingo com o Rio Ave.
Quanto aos lesionados de longa-duração, Tales Souza já fez trabalho de campo ao lado de Pedro Mendes, enquanto que Leandro Grimi trabalhou condicionado entre relvado e ginásio. Izmailov mantém a recuperação de cirurgia.

FONTE: www.rr.pt

Enfermaria de Alvalade


Agora que a equipa parece querer carburar, eis uma onda de lesões!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pongolle sofre rotura muscular


O avançado francês Florent Sinama Pongolle, emprestado pelo Sporting ao Saragoça, sofreu uma rotura muscular na coxa esquerda, desconhecendo-se o tempo de recuperação, anunciou esta segunda-feira o clube espanhol.
Pongolle, cujos direitos desportivos foram comprados pelo Sporting ao Atlético Madrid, por 6.5 milhões de euros, sofreu uma "micro rotura fibrilar no bícepe femural", após ser submetido a uma ressonância magnética.
O avançado gaulês, uma das contratações mais caras de sempre dos leões e emprestado até final da época ao "lanterna vermelha" da Liga espanhola, sentiu dores no aquecimento do jogo de sábado, frente ao Barcelona (0-2), e já não participou na partida resolvida com um "bis" de Messi.

FONTE: www.sporting.pt

Sporting recebe P.Ferreira na Taça de Portugal

Armada Verde, 3 - Sporting, 12


O Sporting venceu, na Ilha do Pico e em partida antecipada da 11.ª jornada do Nacional da III Divisão, a Armada Verde, por 12-3, com Gonçalo Alves a ser o destaque com seis golos.
A equipa de hóquei em Patins continua a contar por vitórias as partidas disputadas nesta época de regresso da equipa sénior à III Divisão, com mais uma goleada, desta vez na Ilha do Pico, numa partida em que a história se resume aos golos «verdes e brancos». Marinho (4 m), Gonçalo Alves (7, 15, 17 m), Hugo Nascimento (24 m) e André Pimenta (24 m), marcaram ainda na primeira parte, perante uma equipa da Armada Verde que apenas conseguiu alvejar a baliza «leonina» com sucesso por uma vez.
A segunda parte foi em tudo semelhante, com o Sporting sempre por cima e a efectuar muitos remates à baliza de Picaroto, que fez uma boa exibição apesar dos mais de 10 golos sofridos. Gonçalo Alves (29, 46 e 48 m), Nuno Bacalhau (37 m) e Marinho (40 e 44 m) marcaram mais seis golos para os «leões», que sofreram apenas mais dois. Pelo Sporting alinharam e marcaram: : Igor Alves e João Pereira, Fábio Sousa, Jorge Silva, André Pimenta (1), Fábio Vicente (cap), Hugo Nascimento (1), Gonçalo Alves (6), Nuno Bacalhau(1) e Marinho(3).

FONTE: www.sporting.pt

Mais quatro baixas nos «leões»


Traumatismo facial levou Nuno Coelho ao hospital. Liedson com lesão muscular na coxa e Salomão com traumatismo no joelho. Matías fez entorse no joelho mal entrou em campo.
O departamento médico do Sporting ficou sem mãos a medir depois do jogo de ontem, tantos foram os casos clínicos que redundaram da vitória sobre o Rio Ave, jogo para o qual Paulo Sérgio só teve 18 jogadores disponíveis.
Nuno André Coelho foi o primeiro a ficar KO no jogo, não resistindo aos efeitos de um choque com Yazalde na primeira parte, numa falta que o próprio central leonino cometeu.
Coelho foi logo assistido, manteve-se em campo, mas depois de intervir em novo lance ficou atordoado, voltou a ser assistido e desta feita teve de retirar-se de campo, com um saco de gelo na face, sendo substituído aos 41 minutos por Marco Torsiglieri.
No final do jogo, os leões informaram que o jogador se deslocou ao hospital com o médico Gomes Pereira para fazer exames na sequência do traumatismo facial que sofreu.
Já no decurso da segunda parte, chegou a vez de Diogo Salomão e Liedson serem substituídos devido às queixas que apresentavam. O levezinho saiu a coxear ligeiramente, agarrado à perna direita, e sofreu uma lesão muscular na face posterior da coxa, cuja extensão será avaliada nas próximas horas.
Salomão, por seu turno, sofreu um traumatismo no joelho esquerdo na sequência de um choque com um banco de suplentes.

Um azar nunca vem só

O jogo de ontem foi um daqueles casos claros que comprovam que um azar nunca vem só.
Paulo Sérgio, que já tinha sido forçado a queimar as suas substituições, ainda viu Matías Fernández, que substituíra Liedson, lesionar-se no primeiro lance em que interveio!
O internacional chileno ficou logo bastante queixoso, também foi assistido e não tinha condições para continuar, mas teve de manter-se em campo para não deixar os leões em inferioridade numérica.

FONTE: www.abola.pt

domingo, 24 de outubro de 2010

Sporting - 1 Rio Ave - 0


Futebol – 8.ª jornada da Liga.
2010-10-24, Estádio José Alvalade.
Árbitro: Olegário Benquerença.
Árbitros auxiliares: José Cardinal e Luís Marcelino.
Resultado ao intervalo: 0-0.

SPORTING, 1
Rui Patrício; Abel, Carriço, Nuno André Coelho (Torsiglieri, 40 m) e Evaldo; João Pereira, Maniche, André Santos e Diogo Salomão (Jaime Valdes, 68 m); Liedson (Matias Fernandez, 68 m) e Postiga. Treinador: Paulo Sérgio. Suplentes não utilizados: Tiago, Zapater, Cedric Soares e Simon Vukcevic. Disciplina: cartão amarelo a André Santos (36 m) e Hélder Postiga (83 m). Golos: Abel (89 m).

RIO AVE, 0
Paulo Santos; José Gomes (Cícero, 90 m), Gaspar, Jefferson e Milhazes; Tarantini, Wires e Bruno China; Bruno Gama (Fábio Felício, 78 m), João Tomás e Yazalde (Mendes, 63 m). Treinador: Carlos Brito. Suplentes não utilizados: Mário Felgueiras, Ricardo Chaves, Braga, Mendes, Tiago Pinto, Cícero e Fábio Felício. Disciplina: cartões amarelos a Bruno China (60 m), Milhazes (70 m) e Mendes (76 m).


Foi a vitoria do querer da determinação de uma verdadeira EQUIPA, composta pelos jogadores, pelos suplentes, treinadores e pelos adeptos que foram fantásticos, no apoio a equipa até ao ultimo minuto.

Rui Patrício - Grande exibição, dos melhores
Abel - Outra grande exibição, coroada com o golo no ultimo minuto
Carriço - O patrão da defesa, a voz de comando
Nuno André Coelho - Esta muito bem até sair lesionado
Evaldo - Jogo de bom nível
João Pereira - Excelente jogo a médio outra vez
Maniche - Comandou o meio campo
André Santos - A muleta de Maniche, boa exibição
Diogo Salomão - Lesionou-se cedo e não esteve tão activo como nos últimos jogos
Liedson - Outro a sair por lesão, estava a jogar bem
Postiga - Excelente exibição 1 bola ao poste outra a trave
Torsiglieri - Muito seguro, excelente no jogo aéreo
Jaime Valdes - Entrou bem, deu velocidade ao ataque
Matias Fernandez - Entrou, lesionou-se!! Valeu o esforço de se manter até ao fim

sábado, 23 de outubro de 2010

Convocados Sporting - Rio Ave

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Abel, Cedric, João Pereira, Nuno André Coelho, Torsiglieri, Evaldo e Carriço.
Médios: André Santos, Zapater, Valdés, Matías, Vukcevic, Salomão e Maniche.
Avançados: Hélder Postiga e Liedson

Futebol jovem

Juniores: V. Setúbal, 0-Sporting, 4

Iniciados: Sporting, 3-Estoril, 1

Leões fechados na Academia preparam Rio Ave


O plantel do Sporting efectua por esta hora, à porta fechada, na Academia, o último treino antes da recepção ao Rio Ave, marcada para amanhã, às 18.15 horas.
Izmailov, Pedro Mendes, Anderson Polga e Tales Souza são baixas confirmadas para este encontro. Yannick, Carlos Saleiro e Grimi realizaram ontem trabalho no relvado mas certezas quanto à sua disponibilidade para este jogo só por volta das 18.30 horas, quando começar a conferência de imprensa de Paulo Sérgio, deverá haver mais dados sobre a aptidão ou não destes três elementos para a partida diante dos vilacondenses.

FONTE: www.abola.pt

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mineiros chilenos homenageados

O Sporting vai homenagear os mineiros chilenos que estiveram soterrados numa mina em S. José. O embaixador chileno vai estar em Alvalade para receber das mãos de Matías Fernandez e Jaime Valdes, momentos antes do início do jogo Sporting-Rio Ave, uma lembrança do Sporting para enaltecer a coragem e perseverança do povo chileno. Os 33 mineiros serão, igualmente, homenageados com uma lembrança para cada qual.
Este é o primeiro acto público em que o Sporting se associa a esta causa mas, em privado, e a seu tempo, o presidente José Eduardo Bettencourt tinha já feito chegar uma missiva ao embaixador do Chile demonstrando toda a nossa solidariedade.

FONTE: www.sporting.pt

"Vitória para Moniz Pereira"



Paulo Sérgio, na entrevista rápida para a televisão, analisou a partida frente ao Gent, considerando que “são estes resultados que quero. Faltam três jogos e vamos entrar para ganhar. A primeira parte teve níveis de eficácia muito bons, na segunda parte menos, mas houve um espírito de coesão na equipa e uma vontade muito grande de fazer as coisas bem. Fundamentalmente o que se respirou deixou-me muito satisfeito. Se já estamos qualificados? Não, só quando se consumar matematicamente. O que interessa é somar o maior número de pontos possível porque podemos aproveitar a competição para outros objectivos, mas enquanto não somar não olho para a tabela.”

A actuação de Liedson mereceu a seguinte análise: Esteve dois jogos de fora e respondeu com atitude e alegria no treino. Hoje voltou aos golos, mas a atitude e empenho que colocou no jogo foi a que conhecemos, temos um Liedson novamente inspirado, tirei-o para sua protecção. Não tenho dúvidas de que fiz bem em deixá-lo no banco. Percebo que algumas pessoas tenham ficado chocadas, mas só vejo esta forma de trabalhar. Quando um atleta não está com as capacidades que lhe reconhecemos, temos de ajudá-lo a torná-lo mais forte. Isto só acontece quando um atleta tem a mentalidade certa”.

Sobre quem ocupará a baliza no jogo com o Rio Ave no Domingo, depois de Hildebrand se estrear em Alvalade frente ao Gent, Paulo Sérgio referiu que ainda não pensou nisso. “Estou muito satisfeito com os três guarda-redes. O Rui Patrício não jogou, mas fez um excelente trabalho até aqui, com apenas dois erros e muitas coisas boas. O Tiago também se apresentou bem frente ao Lille, por isso, qualquer escolha que faça para o Rio Ave garante-me total segurança.” A exibição de João Pereira mereceu, por sua vez, rasgados elogios: “É um jogador de mão cheia e fez um grande jogo. Pode jogar como lateral, extremo, médio interior pois tem uma cultura táctica muito acima da média. Não posso esquecer que o Abel e o Cédric dão também boas garantias no corredor.”

Questionado sobre se teme uma mudança de rendimento na próxima jornada do campeonato, Paulo Sérgio salientou que “o Sporting não tem sido uma equipa de duas caras. Perdeu pontos no campeonato, mas em termos de Liga Europa tem somado todos, mas o futebol é assim. Não me quero repetir, mas entramos sempre em campo para fazer o que fizemos aqui hoje. Temos de saber viver com esta realidade. Sabemos que deitámos bastantes pontos fora no campeonato que nos deixam uma margem de erro diminuta, não era a situação em que queríamos estar, mas também é mérito dos nossos adversários. Em nome do grupo, queríamos desejar rápidas melhoras ao Prof. Moniz Pereira e dedicar-lhe esta vitória.”

FONTE: www.sporting.pt

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sporting - 5 Gent -1


Alegria na Europa

Mais uma noite europeia que acaba em goleada em Alvalade, é caso para perguntar onde anda esta equipa no nosso campeonato?! Em 3 jogos na liga Europa ( 3 vitórias ) o Sporting marcou 12 golos contra 2, no campeonato 6 para 6 (!!!!!) e um arrepiante 10º lugar.
Continuamos com erros primários ( Hildebrand ofereceu o golo ) que custam golos mas a eficácia atacante é outra!!
Defesa meio campo e ataque estiveram muito bem neste jogo.


Hildebrand - Culpas no golo, mas não pareceu perturbado no resto do jogo
Abel - Excelente jogo do homem das bolas paradas ( neste jogo )
Carriço - Segurança total
Polga - Muito bem até sair lesionado perto do intervalo
Evaldo - Exibição segura e confiante
João Pereira - Mais uma grande exibição, hoje a médio correu o campo todo
Maniche - O patrão da equipa
André Santos - Discreto mas eficiente
Salomão - O espalha braças a crescer e a ganhar confiança, mais um golo
Liedson - Confirmado, está de volta...
Postiga - Mais um golo, mais uma boa exibição
Torsiglieri - Pouco trabalho, mas o que fez foi bem feito
Zapater - Substituiu Maniche, refescou o meu campo
Vukcevic - Entrou bem no jogo criando lances de perigo


Sporting - Gent


Equipas oficiais:

SPORTING: Hildebrand; Abel, Carriço, Polga, Evaldo; João Pereira, Maniche, André Santos, Salomão; Liedson e Postiga.

Suplentes: Tiago, Torsiglieri, Matías, Valdés, Zapater, Nuno André Coelho e Vukcevic.

GENT: Jorgacevic; Baric, Wils, Hanstveit, Skarabot; Thijs; Azofeifa, Ljubijankic, Smolders; El Ghanassy e Ibrahima.

Suplentes: Bruzzese, Coulibaly, De Smet, Arbeitman, Soumahoro, Wallace e Grondin.

Reestruturação Financeira


Reestruturação Financeira: Pedido de aprovação do Prospecto de Oferta Pública de Subscrição das Ofertas deu entrada na CMVM
Dado seguimento às deliberações tomadas na Assembleia Geral da Sporting SAD realizada em 9 de Setembro de 2010, a qual aprovou, entre outras, as operações de aumento de capital, no montante de 18 milhões de euros, e a emissão de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, no montante de 55 milhões de euros (Ofertas), a Sporting SAD apresentou, na passada terça-feira, dia 19 de Outubro de 2010, à CMVM, o pedido de aprovação do Prospecto de Oferta Pública de Subscrição das Ofertas e de admissão a negociação.
O aumento de capital e a emissão de VMOC´s supra descritos enquadram-se no processo de recapitalização e reestruturação financeira e justificam-se como medida para elevar os capitais próprios da Sociedade, tendo ainda como fim dotar a Sociedade dos meios necessários à gestão da actividade.

FONTE: www.sporting.pt

Sporting - 21 ABC - 28

Em jogo da oitava jornada do Nacional, o Sporting recebeu o ABC. Os «leões» perderam a partida por 21-28.
Os comandados de Frederico Santos começaram bem a partida e chegaram mesmo a ter uma vantagem de quatro golos no marcador. Mas, a partir do momento em que o ABC igualou o encontro, o Sporting acusou esse facto, mostrou mais nervosismo a atacar e chegou ao intervalo a perder 12-16.
No segundo tempo, a toada do jogo manteve-se, os «leões» tentaram reagir, mas voltaram a falhar muito na zona atacante e a cometer erros defensivos, permitindo assim que o adversário gerisse a vantagem e terminasse a partida como vencedor. O campeonato nacional de andebol vai parar devido a compromissos das selecções nacionais. A competição regressa no fim-de-semana de 6 de Novembro.

FONTE: www.sporting.pt

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Convocados para o Sporting-Gent

Lista de convacados:
Guarda-redes: Tiago e Timo Hildebrand;
Defesas: Abel, João Pereira, Carriço, Polga, Torsiglieri, Nuno André Coelho, Evaldo e Cédric Soares;
Médios: Zapater, André Santos, Maniche, Vukcevic, Valdés, Matías e Diogo Salomão;
Avançados: Liedson e Postiga.

Paulo Sérgio: "Objectivo é só um: somar três pontos"

Ao analisar a equipa do Gent, o treinador da equipa principal do Sporting admitiu: “É um adversário com elevada compleição física, guerreiro e perigoso nos esquemas tácticos. Mas, cabe-nos arranjar soluções para vencermos a partida O Sporting pode contrariar o Gent com muita concentração e a fazer bem e em cima o acompanhamento do adversário. Apelo à concentração e determinação da minha equipa.” Sem querer desvendar o onze que vai entrar em campo, Paulo Sérgio adiantou que Timo Hildebrand será o titular da baliza «leonina».
Já sobre Liedson, o técnico afirmou: “Tem um passado rico no desempenho ao serviço do Sporting. Está a trabalhar bem e quando temos Liedson nestas condições, está para jogar. Porque marcar golos sabe-o fazer e bem.” Quanto a Postiga e o momento pelo qual está a passar, Paulo Sérgio realçou: “O Postiga está a passar por um bom momento. É um jogador que tem um carácter e um empenho acima da média. Às vezes quer fazer o mais difícil, em vez do mais objectivo. Isso prejudicou-o. Está mais objectivo e já lhe disse que prefiro que marque três golos feios, do que um de excepção. Dá gosto trabalhar com ele. Temos um Postiga forte para durar.” Paulo Sérgio admitiu ainda sobre a táctica a utilizar: “Estamos em nossa casa e vou posicionar a minha equipa e o Gent que se adapte. Queremos vencer e proporcionar uma boa partida aos nossos adeptos.”

FONTE: www.sporting.pt

Liga Centenário: Mafra - 1 Sporting - 1

O Sporting estreou-se com um empate a um golo na Liga Centenário, numa partida em que os comandados por José Lima sofreram um golo logo no primeiro minuto. Alexis Quintulen, de cabeça, empatou aos 82 minutos.
O Sporting deslocou-se a Mafra na primeira jornada da Liga Centenário, antiga Liga Intercalar, para somar um empate, mesmo utilizando vários jogadores menos utilizados do plantel júnior, frente a uma equipa mais madura. A partida não poderia ter começado pior, com o Mafra a adiantar-se no marcador aos 15 segundos, numa insistência na área «verde e branca», levando a que a equipa treinada por José Lima partisse «para cima» do adversário, criando muitas oportunidades ao longo dos 90 minutos. Quem não participou muito no jogo foi Tales, o jovem atleta brasileiro do plantel principal, saindo magoado por uma entrada mais dura de um adversário, logo aos 11 minutos.
Em desvantagem no marcador, o Sporting criou mais de 10 jogadas para marcar, sobretudo na segunda parte, chegando ao merecido golo apenas aos 84 minutos, num cabeceamento de Alexis Quintulen. Após a igualdade, o Sporting procurou então a vitória, mas não mais o marcador se alterou, numa partida muito conseguida pelos jovens atletas «leoninos» e que mereciam os três pontos.
A competição da Liga Centenário volta na próxima quarta-feira, com a recepção, pelas 15h00 no Campo n.º1 da Academia Sporting/Puma, ao Estoril-Praia.

Sporting, 1: Luís Ribeiro; João Freitas (Eric Dier, 45 m), Tiago Illori (Michael Pinto, 45 m), Juary Soares e Rodolfo Simões; Afonso Taira (José Lopes, 45 m), João Mário, Tales (João Carlos, 11 m), Betinho (Francisco Silva, 60 m), Alexis Quintulen e Agostinho Cá (Ricardo Esgaio, 60 m).
Treinador: José Lima.
Disciplina: cartões amarelos a Eric Dier (52 m) e Rodolfo Simões (83 m).
Golo: Alexis Quintulen (82 m).

FONTE: www.sporting.pt

PETER SCHMEICHEL o 2º Melhor nos ultimos 25 anos

O guarda-redes italiano Gianluigi Buffon foi considerado pela IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, o melhor do mundo nos últimos 25 anos, em segundo lugar está o ex-sportinguista Peter Schmeichel


Classificação da IFFHS para os últimos 25 anos
1-Buffon (ITA)
2-Schmeichel (DIN)
3-Van der Sar (HOL)
4-Casillas (ESP)
5-Kahn (ALE)
6-Chilavert (PAR)
7-Zubizarreta (ESP)
8-Zenga (ITA)
9-Taffarel (BRA)
10-Preud'homme (BEL)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sporting lança bilhetes em formato pdf

Sporting Clube de Portugal lançou os ‘Bilhetes PDF’, tornando-se o primeiro Clube de futebol português a apostar na entrega digital de bilhetes. Este novo método facilita, incentiva e torna mais cómoda a compra de ingressos através dos canais multimédia, permitindo a todos os Sportinguistas adquirirem os seus ingressos para os jogos sem terem de se deslocar à bilheteira evitando filas de espera.
Todos aqueles que adquirirem bilhetes através do sítio oficial do Sporting e escolherem como meio de expedição a entrega de bilhetes por PDF, vão receber, sem custos acrescidos, e de forma imediata no seu e-mail o bilhete em formato A4. Este bilhete contém as informações obrigatórias para o dia do jogo, o código de barras que permite a entrada no recinto, últimas novidades de serviços e ‘merchandising’ oficial, como também a informação do lugar comprado. Para entrar no recinto do Estádio, os adeptos devem apresentar para leitura do torniquete, o código de barras do bilhete impresso. Os sócios devem imprimir o bilhete apenas como comprovativo uma vez que deverão fazer o seu acesso ao Estádio com o código de barras do seu cartão de Sócio.

FONTE: www.sporting.pt

Bino reforça o scouting


Já representou os leões numa reunião da liga no porto

Bino, médio que representou o Sporting entre 1998 e 2001, está a colaborar com o departamento de scouting dos leões, apoiando a equipa técnica na observação das equipas adversárias e desempenhando outras ações no âmbito da Liga de Clubes. Na passada semana, o antigo médio, agora com 38 anos, foi o representante do clube de Alvalade numa reunião sobre o relançamento das equipas B, que decorreu na sede daquele organismo, no Porto. Manuel Albino Maçães nasceu na Póvoa de Varzim, iniciando a sua carreira no clube da terra, antes de ser descoberto pelo FC Porto, emblema no qual cumpriu todo o percurso de formação e se estreou como sénior, em 1990/91. Após vários empréstimos a Salgueiros, Belenenses e Marítimo chegou ao Sporting no negócio que levou Costinha e Peixe para as Antas e trouxe Bino e Rui Jorge para Alvalade.
Durante a passagem pelos leões, o médio, que foi três vezes internacional, conquistou um campeonato e uma Supertaça pela mão de Augusto Inácio. Nessa fase, Bino conheceu muitos companheiros, entre os quais Nuno Valente, que reencontra agora como adjunto de Paulo Sérgio na equipa técnica do Sporting. Apesar de conotado com o FC Porto, Bino entrou na história do Sporting por ter feito parte da equipa que, 1999/2000, pôs fim ao jejum de 18 anos sem títulos.

FONTE: www.record.pt

No Jornal do Sporting


A somar vitórias na Europa!

Na edição do jornal Sporting, nas bancas terça-feira, leia a entrevista exclusiva de Diogo Salomão, na qual o jovem atleta afirma: “Jogadores e adeptos fazem uma grande equipa. Vamos lutar pela vitória.”
Destaque ainda para os encontros de quinta-feira, frente ao Gent, e de domingo, contra o Rio Ave: “Todos a Alvalade para um jornada vitoriosa”. Leia ainda a reportagem do jogo da Taça de Portugal: “Golos de Liedson e Postiga garantem triunfo na Taça.” Na presente edição realce ainda para um trabalho sobre a I Liga «O Sporting em números»: “A posse de bola, o número de passes, os passes certos, os cruzamentos, as recuperações de bola, o número de remates, os livres directos, as bolas perdidas, nas primeiras seis jornadas da Liga.»
Leia ainda as entrevistas de Mário Patrício e Diogo Matos. O responsável pelas modalidades «verdes e brancas», sobre a Ronda de Elite da Futsal Cup realça: “Queremos ficar em primeiro.” Diogo Matos, responsável pelas Escolas Academia fala do projecto e sobre a internacionalização da Academia. “Projecto Academia Sporting está de boa saúde e continua a crescer.” Fique ainda par de mais uma conquista de João Pina, bem como de toda a actualidade da vida do Clube.

FONTE: www.sporting.pt

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Comunicado

O Sr. Paulo Faria deixou a partir de hoje de exercer as funções de treinador principal da equipa sénior de andebol, sendo substituído nessas competências pelo nosso colaborador de longa data, prof. Frederico Santos, actual treinador da equipa de juniores do Sporting, campeã nacional em título.
Aproveitamos para agradecer ao Sr. Paulo Faria o trabalho realizado e desejamos-lhe as maiores felicidades para a sua carreira.
O treino desta tarde já foi orientado pelo Prof. Frederico Santos em quem depositamos total confiança, seguros de que voltaremos às vitórias em curto prazo.

18 Outubro 2010


FONTE: www.sporting.pt

Comunicado da Juventude Leonina



COMUNICADO

- A Juventude Leonina não está à venda, nem nunca esteve.
- A Juventude Leonina presta o seu apoio à atual direcção do Sporting Clube de Portugal.
- A Juventude Leonina, como os sócios e adeptos do Sporting Clube Portugal não está satisfeita com os resultados da equipa profissional de futebol na presente época.
- A Juventude Leonina não é paga para coagir, como certas pessoas tem insistido em transmitir para a comunicação social, somos movidos por um amor e uma paixão o Sporting Clube de Portugal.
- A Juventude Leonina não irá admitir que pessoas utilizem ou se conectem com o nome Juve leo para a denegrirem a imagem desta, temos conhecimento que tem acontecido no passado, iremos agir em conformidade com estas pessoas se tal voltar acontecer, não podemos permitir que um grupo de pessoas desestabilize o trabalho que tantas outras fizeram e ainda o fazem.
- Na Juventude Leonina não somos aprendizes de bandidos, nem qualquer outro nome que nos possam chamar, tal é engraçado, pois num passado recente este " Gurus " do futebol bem nos tentaram comprar, acreditamos que mantivemos a nossa postura, não somos nem seremos hipócritas nem falsos.

domingo, 17 de outubro de 2010

Andebol: FC Porto - 32 Sporting -25

"Operação" Gent preparada à porta fechada


Paulo Sérgio continua a esconder a equipa. O treinador dos "leões"orientou mais um treino longe dos olhares do jornalistas. O plantel leonino prepara a recepção ao Gent, em jogo da Liga Europa.
O Sporting recebe quinta-feira a equipa belga, em partida da 3ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Este domingo Paulo Sérgio realizou mais uma sessão de trabalhos, onde tudo foi escondido, mantendo o plantel longe de tudo e de todos. Situação que se repetirá amanhã.
Recorde-se que o treinador dos "leões", tinha de baixa Pedro Mendes e Izmailov (com lesões de longa duração). No jogo com o Estoril da Taça de Portugal, também estiveram ausentes devido a lesão, Grimi, Maniche, Yannick Djaló e Carlos Saleiro, não se sabendo se algum deles, vai recuperar a tempo de jogar na prova europeia.

FONTE: www.rr.pt

Iniciados: Cartaxo - 0 Sporting - 4

Na deslocação ao Cartaxo, o Sporting venceu a equipa local por 4-0. Os tentos «leoninos» foram Rafael Barbosa (10 e 29 m), José Postiga (26 m) e Pedro Oliveira (72 m).
A equipa «verde e branca» realizou uma boa exibição nos primeiros 35 minutos, altura em que marcou três golos, criando ainda outras tantas ocasiões claras de golo. Com um resultado confortável para os «leões», a partida chegou ao intervalo.
No segundo tempo, o Sporting voltou a controlar a partida, geriu bem o resultado e ainda conseguiu marcar mais um tento. O resultado final foi de quatro golos sem resposta. Na próxima jornada, os «leões» recebem, na Academia Sporting/Puma, a formação do Estoril.

FONTE: www.sporting.pt

Juv. Azeitonense, 2-Sporting, 10



A equipa de hóquei em patins do Sporting visitou e goleou a Juv. Azeitonense, por 10-2.
O pavilhão encheu-se de sportinguistas que não quiseram deixar de apoiar os «leões» na terceira jornada do nacional da III divisão.
A primeira parte da partida foi equilibrada, embora com ascendente do Sporting, e terminou empatada a dois golos.
No segundo tempo, os «leões» melhoraram no capitulo da finalização e não deixaram qualquer margem para que o adversário reagisse. O resultado final acabou por ser goleada: 10-2 para o Sporting.
Alinharam e marcaram pelo Sporting: Igor Alves e Pedro Santos, Fábio Sousa, Jorge Silva, Marinho (5), Gonçalo Alves (5), Fábio Vicente (cap), André Pimenta, Hugo Nascimento e Nuno Bacalhau.

FONTE: www.sporting.pt

João Pina vence em Roterdao


O judoca do Sporting conquistou a medalha de ouro do Grande Prémio de Roterdão.

PARABÉNS CAMPEÃO

Francisco Costa desmente notícias publicadas

Após a vitória ante o Estoril, o director para o futebol do Sporting, Francisco Costa dirigiu-se aos jornalistas para se insurgir perante mais algumas “notícias” que recentemente têm vindo a público.
Francisco Costa começou por desmentir a peça publicada no diário Correio da Manhã, que tinha como título: Costinha estacionou num lugar de deficientes, afirmando que “além de não o ter feito, nunca o fiz. Esta notícia afecta o meu bom nome enquanto cidadão. Tenho muito respeito pelas pessoas com deficiências.”
O dirigente «leonino» referiu-se a outra notícia, publicada na mesma página do dito jornal, desmentindo-a de novo. A desinformação publicada afirmava que Yannick Djalo teria infringido o regulamento interno, o que Francisco Costa veementemente desmentiu.

FONTE: www.sporting.pt

MAIS UMAS NOTICIAS FALSAS PARA DESTABILIZAR O SPORTING!! DEIXEM NOS EM PAZ...

sábado, 16 de outubro de 2010

Estoril - 1 Sporting - 2


PRIMEIRA PARTE, HORRÍVEL, SEGUNDA SUFICIENTE.

ESTORIL: Cléber; Anderson Luís, Luiz Alberto, Lameirão e Jefferson; João Coimbra: Luciano Bebé, Tiago Costa e Vinicius da Cunha; Alex Afonso, Tiago Costa e Paulo Sérgio.
Suplentes: Vagner, Tony Taylor, Tiago Bernardi, Clodoaldo, Nelsinho, Steven Vitória e Erick.

SPORTING: Tim Hildebrand; Abel, Daniel Carriço, Polga e Evaldo; André Santos e Zapater; Vukcevic, Matias e Valdez; Postiga.
Suplentes: Tiago, Torsiglieri, Liedson, Salomão, Cedric, Nuno André Coelho e João Pereira.

Da 1ª parte estamos conversados, 0, na 2ª uma subida de rendimento e velocidade ao que se juntou a falta de "pernas" do Estoril ditaram a reviravolta no marcador!
Mas meu caros amigos a jogar assim ( principalmente na 1ª parte ) só nos reste lutar pela Europa!

Tim Hildebrand - Mero espectador, apesar de parecer muito seguro, no pouco que fez.
Abel - Algo apático na 1ª parte, melhorou na 2ª.
Daniel Carriço - O melhor defesa.
Polga - Muito certo, não complicou.
Evaldo - Tal como Abel melhorou bastante na 2ª parte.
André Santos - A errar demasiados passes
Zapater - Não entrou bem no jogo, algo lento no golo do Estoril.
Vukcevic - Não se viu.
Matias - Apareceu a espaços, sabe e deve fazer melhor.
Valdez - 1ª parte para esquecer, 2ª bem razuavel.
Postiga - Muita entrega, muita luta e mais um golo, em boa forma
Liedson - Entrou muito bem e marcou o golo do empate, esta de volta o Levezinho.
Salomão - Bela entrada deste jovem, com a assistência para o golo de Liedson.
J. Pereira - Entrou para queimar tempo.

Estoril - Sporting as 17h ( Sport-tv )

INFORMA-SE QUE O JOGO SERÁ NO ESTORIL E NÃO NO ALGARVE!! :-)

Convocados Estoril - Sporting

Hildebrand e Tiago (guarda-redes); Torsiglieri, Daniel Carriço, Anderson Polga, Nuno André Coelho, João Pereira, Abel, Cedric Soares e Evaldo (defesas); Matias Fernandez, Jaime Valdes, Zapater, André Santos, Tales e Vukcevic (médios); Diogo Salomão, Liedson e Hélder Postiga (avançados).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EAS na Expo Júnior


As Escolas Academia Sporting participam na Expo Júnior que se realiza entre hoje e 17 de Outubro de 2010, no Pavilhão do Rio, no Centro de Congressos de Lisboa.
Nesta primeira edição, a Expo Júnior reúne diferentes tipos de expositores que, distribuídos por todo o pavilhão do Centro de Congressos de Lisboa, vão oferecer a todos os visitantes um leque de soluções para as crianças e suas famílias.

FONTE: www.sporting.pt

Faleceu Malcolm Allison


'Big Mal' morreu aos 83 anos. Estava internado, após uma vida de excessos. Em Portugal, técnico inglês ganhou Liga, Taça e Supertaça, ao serviço do Sporting. No nosso futebol, treinou ainda V.Setúbal e Farense.
Morreu Malcolm Allison aos 83 anos. O antigo treinador inglês do Sporting, campeão nacional em 82, conquistou também a Taça de Portugal e a Supertaça pelo clube de Alvalade. Em Portugal, treinou ainda Farense e Vitória de Setúbal.
Em Inglaterra, notabilizou-se como manager do Manchester City. Venceu um campeonato, várias taças nacionais e uma Taça das Taças. O clube, no seu site oficial, já lamentou a morte do antigo técnico, sublinhando que desapareceu aquele que foi o melhor manager da história do City.

FONTE: www.rr.pt

Descansa em paz Bil Mal.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Internacionais estão de regresso


O Sporting prosseguiu à porta fechada a preparação do jogo da Taça de Portugal, sábado, frente ao Estoril, com o técnico Paulo Sérgio a já poder contar com os internacionais.
Rui Patrício, João Pereira, Hélder Postiga, André Santos e Vukcevic estiveram ao serviço das respetivas seleções, mas já regressaram ao trabalho na Academia de Alcochete.
Paulo Sérgio tem optado por ensaiar o jogo de sábado, frente ao Estoril, com sessões de trabalho à porta fechada, longe de todos os olhares, não sendo divulgada qualquer informação sobre os treinos.
Certas para o confronto com a formação da Liga Oragina são as ausências de Marat Izmailov e Pedro Mendes, ambos a recuperar de intervenções cirúrgicas.
A equipa do Sporting regressa ao trabalho sexta feira, pelas 17:00, na Academia em Alcochete, numa sessão que vai decorrer novamente à porta fechada.

FONTE: www.record.pt

Houve agressões na reunião magna dos leões

Alguns sócios do Sporting envolveram-se hoje em agressões durante a reunião da assembleia geral do clube, que está a decorrer no Estádio José Alvalade, em Lisboa, disse Bessone Bastos, sócio e antigo atleta do clube.
"Os desacatos começaram quando alguns sócios criticaram a direção por ter contratado Costinha [diretor para o futebol] e a política de contratações. Mas isto é uma democracia, devemos respeitar a opinião de todos", afirmou.
Além dos elementos dos órgãos sociais do Sporting, Costinha também está presente da reunião magna leonina.
As agressões, que ocorreram na sequência da intervenção de um sócio no período destinado a debater assuntos da atualidade, motivaram a chamada do corpo de intervenção da PSP, que chegou ao local cerca das 23:00 para assegurar que a reunião decorra dentro da normalidade.
"É uma vergonha. Nunca vi pancadaria numa assembleia do Sporting. O Sporting é um clube democrático e isto não pode acontecer. É muito triste. O Sporting não pode continuar a ser dirigido desta maneira. Quem está à frente do clube, não pode só olhar para o umbigo", acrescentou Bessone Basto, uma das figuras criticas da direção presidida por José Eduardo Bettencourt.
Mais de 800 sócios estão presentes na reunião plenária, destinada a discutir e votar o relatório e contas respeitantes ao exercício de 2009/2010, que apresentam um prejuízo de 3,6 milhões de euros.

FONTE: www.record.pt

PS: DEVIAM TER VERGONHA, JÁ PARECE AS ASSEMBLEIAS DO OUTRO LADO DA 2ªCIRCULAR

Relatório e Contas 2009/2010 aprovado


Os sócios do Sporting aprovaram esta quarta-feira o Relatório e Contas relativo a 2009/2010 com 59,84 por cento de votos a favor, 36,99 contra e 3,17 em branco, num universo de 805 votantes.
Recorde-se que o Relatório, referente ao exercício compreendido entre 1 de Julho de 2009 e 30 de Junho de 2010 apresentava um prejuízo de 3,6 milhões de euros.

AG do Sporting concorrida com mais de 800 sócios


A Assembleia-Geral do Sporting já arrancou, no Pavilhão Multidesportivo dos "leões", com José Eduardo Bettencourt a apresentar-se na reunião magna de sócios do clube acompanhado de Costinha, director do futebol profissional dos "verde-e-brancos".
A AG do emblema de Alvalade está a ser concorrida, sendo que a organização do Sporting confirmou já a presença de 867 sócios.
Rogério Alves, presidente Assembleia-geral da SAD, e Agostinho Abade, presidente do Conselho Fiscal do Sporting estão igualmente presentes, assim como Paulo Pereira Cristóvão, candidato derrotado nas últimas eleições e principal voz de oposição a Bettencourt.
A Assembleia destina-se à apreciação e votação do Relatório e Contas do último exercício, mas o tema mais quente da noite será o momento da equipa de futebol. Os jornalistas não têm acesso aos trabalhos.
De resto, o recinto está rodeado por fortes medidas de segurança. Um contingente da Polícia de Segurança Pública (PSP) assegura a normalidade no perímetro da AG leonina, com o auxílio de spotters.

FONTE: www.rr.pt

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Futsal: Sporting no grupo D

O sorteio da fase de elite da UEFA Futsal Cup, que decorreu no final desta manhã na cidade suíça de Nyon, ditou os três adversários do Sporting nesta fase da competição europeia.
O sorteio, que tinha muitas condicionantes, ditou que o Sporting irá receber, no pavilhão multiusos de Odivelas, as equipas do Era-Pack Chrudim (República Checa), City’US Târgo Mures (Roménia) e El Pozo Murcia (Espanha). Os jogos terão lugar entre os dias 20 e 28 de Novembro e apuram uma equipa para a Final Four de decisão do título europeu da modalidade.

FONTE: www.sporting.pt

Assembleia Geral: Informações úteis

Quarta-feira, 13 de Outubro de 2010, realiza-se no pavilhão do Multidesportivo do Estádio José Alvalade, a partir das 20 horas, uma Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, que tem como único ponto da ordem de trabalhos aprovar o relatório de contas do Clube referente à época 2009/2010. As portas abrirão aos sócios do Sporting às 19h30.
Para aceder à Assembleia Geral, os sócios necessitam de ter a quota de Setembro de 2010 paga. Aqueles que não têm a quota em dia poderão regularizar a situação no Centro de Atendimento do Multidesportivo.
Os sócios poderão aceder ao Multidesportivo pelo interior do Estádio através acesso do piso -1 do parque de estacionamento, subindo pelos elevadores 9 e 10 até ao piso 1, ou pelo exterior do Estádio, pela Rua Professor Fernando da Fonseca.
Relembramos ainda, que é proibido fumar no interior do pavilhão.

FONTE: www.sporting.pt

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Alvalade 10 a 0 á Luz

Assembleia Geral no Multidesportivo


A Assembleia Geral do Sporting, marcada para as 20h00 de quarta-feira, 13 de Outubro, realizar-se-á no Multidesportivo do Clube, no Estádio José Alvalade.

FONTE: www.sporting.pt

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sporting: três leõezinhos a brilhar na Liga belga

O rugido do leão também se faz sentir na Bélgica. Assumindo o risco de uma aventura numa carreira que ainda começa agora a gatinhar, três jovens dos quadros do Sporting aceitaram o empréstimo ao Cercle Brugge, clube da principal Liga belga. Falamos de Nuno Reis, Renato Neto e William Owusu. Nenhum deles tinha, sequer, actuado qualquer minuto na Liga portuguesa, mas a aventura nos países baixos está a correr sobre rodas.
Passado o período de adaptação inicial, todos eles agarraram um lugar no onze do oitavo classificado do campeonato. E estão a mostrar qualidade...
Renato Neto tem sido a estrela mais cintilante. Titular em todas as 10 jornadas que leva o campeonato, o médio brasileiro que, na temporada passada, deu o título de juniores aos leões no decisivo encontro com o F.C. Porto, ainda deu uma «mãozinha» na 2ª e 3ª pré-eliminatórias da Liga Europa. A equipa não conseguiu chegar ao «playoff», eliminada pelo Anorthosis, do Chipre, mas Renato Neto não perdeu a confiança. Actualmente, com três golos marcados, é mesmo o melhor marcador da equipa e a imprensa belga destaca-o como a grande revelação da Liga.
Mas há mais. O único português do grupo, o defesa Nuno Reis, foi aquele que mais tarde agarrou o lugar. Ainda assim, foi titular no derby com o Club Brugge, na 3ª jornada, e não saiu mais do onze. Já são 630 minutos de competição.
Por fim, William Owusu. Com 21 anos, o ganês é o mais velho do trio (os colegas têm 19) e o que mais experiência possuía antes da aventura. Na temporada passada, por exemplo, alinhou no Gil Vicente, na Liga de Honra. Na Bélgica alterna entre a titularidade e o banco de suplentes. Nada que o impeça de já ter festejado dois golos com a camisola do clube.

FONTE: www.maisfutebol.iol.pt

domingo, 10 de outubro de 2010

Futsal: Sporting - 5 Módicus - 1


O Sporting realizou uma excelente primeira parte no encontro referente à 6.ª jornada, frente ao Módicus, tendo vencido por 5-1, resultado que foi alcançado na primeira parte. No segundo tempo não se registaram golos.
O primeiro golo nasceu à passagem do sexto minuto, por Deo, que aproveitou com sucesso um ressalto na área adversária, batendo Sandro, sem qualquer problema. Aos 10 minutos, Nandinho, fez um autogolo colocando o Sporting a vencer por 2-0. No lance Cardinal efectuou um remate forte, na direita, e Nandinho na tentativa de cortar o lance, acabou por colocar a bola dentro da sua baliza. O terceiro golo apareceu logo no minuto seguinte, com Caio a servir Divanei que não falhou o alvo.
O caminho estava fácil para os «leões» que aos 16 minutos concretizaram o seu 4.º golo na partida, desta vez, por Paulinho. Volvidos dois minutos, Divanei aumentou a vantagem para 5-0. O Módicus, mesmo assim, ainda conseguiu reduzir a diferença, através de Gabriel que colocou o marcador a registar 5-1 ao intervalo.
No segundo tempo, apesar da vontade de aumentar a vantagem, os «leões» não conseguiram surpreender a defensiva contrária. Mesmo assim, em termos gerais, os «leões» foram mais fortes.


FONTE: www.sporting.pt

Andebol: Sporting - 22 Madeira, SAD - 23


No encontro da sexta jornada do Nacional de andebol, o Sporting recebeu o Madeira, SAD e averbou uma derrota caseira, por 22-23. O golo da vitória do adversário surgiu no último segundo do encontro.
A partida entre os «leões» e a equipa madeirense foi equilibrada em todos os sentidos. Houve muitas falhas técnicas e muitas faltas nas zonas de finalização de ambas as formações. A inconstância no marcador foi uma realidade ao longo de toda partida, que chegou ao intervalo empatada a 11 golos.
No segundo tempo, o Sporting entrou melhor e chegou mesmo a conseguir ter uma vantagem de três golos, mas no período final do encontro, fruto de alguma desconcentração quer defensiva, quer ofensiva, permitiu que o Madeira, SAD, no último segundo de jogo, chegasse à vitória. Esta derrota penaliza as falhas na concretização e alguma desconcentração na defesa. Na próxima jornada – domingo, às 17h00, no pavilhão Dragão Caixa – o Sporting visita o FC Porto.

FONTE: www.sporting.pt

Juvenis: Real- 0 Sporting - 4

De Alcochete para o Mundo


Seleções com muitas ligações à Academia

Reconhecido internacionalmente como uma das melhores escolas de futebol do Mundo – a par de Ajax e Barcelona –, o Sporting continua a fazer jus à fama: tendo como base de análise os 23 convocados por Paulo Bento para a dupla jornada de apuramento para o Euro’2012 e a lista inicial de Agostinho Oliveira para o encontro dos Sub-23, frente à Irlanda do Norte, facilmente pode concluir-se que os leões são o clube mais representado.
Aliás, dos 14 elementos que derrotaram a Dinamarca (3-1), 8 estão ou já passaram por Alvalade (João Pereira, Postiga, Pepe, Carlos Martins, Moutinho, Nani, Varela e Ronaldo). Recorde-se que no banco de suplentes sentaram-se Patrício e Danny e na bancada ficou Beto.
No que toca à Seleção Sub-23, só André Santos se manteve na convocatória, já que os outros quatro jogadores leoninos chamados por Agostinho Oliveira (Carriço, Nuno André Coelho, Yannick e Saleiro), apresentaram problemas físicos e foram dispensados.

Lei do mercado

No entanto, e ao contrário de holandeses e espanhóis, as pérolas extraídas dos escalões de formação são maioritariamente para consumo externo: ainda antes de os jovens talentos deixarem uma marca significativa no clube, a lei do mercado obriga o Sporting a vender os seus principais ativos a equipas de maior poderio financeiro.
Para lá de Futre e Figo, a capacidade exportadora dos leões ganhou especial dimensão na última década. A primeira pérola a render vários milhões aos cofres leoninos foi Hugo Viana, que após a conquista do título, em 2001/02, trocou Alvalade por Newcastle por 12,5 milhões de euros.
Desde essa altura, o emblema sportinguista já faturou cerca de 81,8 milhões de euros em jogadores oriundos da formação, um valor que coloca o Sporting no topo dos clubes formadores. Neste capítulo, destaca-se a transferência de Nani: o extremo, de 23 anos, foi vendido, em 2007/08, ao Manchester United por 25,5 milhões de euros, evidenciando-se como a transferência mais lucrativa de sempre para o emblema verde e branco.
No entanto, em termos de mediatismo, Cristiano Ronaldo continua a bater recordes: o jogador do Real Madrid, de 25 anos, representa internacionalmente a marca Sporting, assumindo-se como o principal representante da formação leonina, a par de Luís Figo.

FONTE: www.record.pt

PS: UM ARTIGO A FALAR BEM DO NOSSO CLUBE!!!! TINHA QUE PUBLICAR.

Iniciados: Sporting - 1 Benfica - 1

Núcleos leoninos com site próprio

O 12.º Encontro do Núcleos do Sporting, que decorre desde este sábado em Castelo Branco e que se prolonga até amanhã, apresentou, por intermédio de Bruno Sousa (departamento de comunicação com os sócios) um site específico para os núcleos.
Independente do site do clube, a nova ferramenta de comunicação da família leonina serve para que os diversos núcleos espalhados pelo Mundo possam anunciar as suas iniciativas, funcionando com um sistema de back-office para que todas as informações a serem publicadas sejam validadas pelo clube o que, segundo informaram os seus autores, será feito quase de forma imediata.
O site, a funcionar no endereço http://nucleos.sporting.pt, estará disponível a partir de amanhã, podendo igualmente ser acedido através do site do clube (http://www.sporting.pt).

FONTE: www.abola.pt

Hóquei em Patins: Sporting e Castrense suspenso por falha de luz


O encontro de hoje entre o Sporting e o Castrense terminou ao intervalo, quando a equipa leonina vencia por 6-2, devido a uma falha de luz. O árbitro decidiu suspender a partida, referente à segunda jornada do Campeonato Nacional da terceira divisão, zona sul, após ter passado uma hora sem que a luz retomasse no recinto.
De acordo com Gilberto Borges, responsável pelo Hóquei em Patins no Sporting, a falta de luz ficou a dever-se a "uma forte trovoada", sendo que "a avaria ocorreu no exterior do pavilhão".
A EDP foi contactada e chamada ao local, tendo adiantado que "face às inúmeras ocorrências" não se conseguia "prever uma hora certa para a reparação do problema que afectou parcialmente a zona onde está instalado o pavilhão".

FONTE: www.ojogo.pt

sábado, 9 de outubro de 2010

Iniciativas de celebração dos 125 anos de José Alvalade


No próximo dia 10, o Sporting Clube de Portugal celebra o 125.º aniversário do nascimento de José Alvalade, um dos 19 fundadores do Clube, mas o principal impulsionador do nascimento do Sporting que hoje, tal como era seu desejo, é um grande Clube e um dos maiores da Europa.
Para assinalar a data, o Sporting levará a cabo as seguintes 10 iniciativas de índole cultural e/ou desportiva, entre os dias 10 e 24 de Outubro:

01 VISITA GRATUITA PARA OS SÓCIOS AO ‘MUSEU MUNDO SPORTING’, DE 9 A 24 DE OUTUBRO
O Museu Mundo Sporting abre, gratuitamente, as suas portas aos sócios «leoninos»

02 JOGO COM O RIO AVE, COM PREÇO ESPECIAIS
Sporting-Rio Ave, a disputar no dia 24, terá preços especiais : cinco euros para sócios e dez para adeptos, para qualquer sector do Estádio. A entrada será gratuita para os sócios jovens, até aos 17 anos.

03 MERCHANDISING EXCLUSIVO ‘JOSÉ ALVALADE’
A partir de dia 9 de Outubro, serão colocados à venda, na Loja Verde, cachecóis e t-shirts alusivas à data.
04 VENDA DO PACK SÓCIO E DA GAMEBOX, A PREÇOS ESPECIAIS
O pack sócio e as Gameboxes serão vendidos a preços especiais (pack a dez euros e 25% de desconto na compra da Gamebox), e, quem se chamar José Alvalade, recebe ainda um ano de quotas pagas.

05 EDIÇÃO ESPECIAL ‘JORNAL SPORTING’
Nas suas próximas edições, o jornal Sporting também se associará ao aniversário do nascimento de um dos fundadores «leoninos», apresentando conteúdos exclusivos sobre a vida e obra de José Alvalade.

06 PASSATEMPO NO SITE E NA PÁGINA DO FACEBOOK OFICIAL ‘ENVIA A TUA MELHOR FOTOGRAFIA SPORTING E GANHA PRÉMIOS DE SONHO’
De 11 a 22 de Outubro, todos os sportinguistas poderão concorrer a passatempos, enviando as suas melhores fotografias.
O 1º prémio recebe uma viagem, para duas pessoas, a Gent.
No jogo com o Rio Ave, serão anunciados os vencedores e as fotos mostradas nos videoscreens.

07 ALMOÇO-COMEMORATIVO NO ‘ENCONTRO NACIONAL DE NÚCLEOS’, EM CASTELO BRANCO
Durante o Encontro de Núcleos que se realiza nos próximos dias 9 e 10 de Outubro, em Castelo Branco, todos os presidentes de Núcleo irão receber o cachecol José Alvalade, um DVD com a história do Sporting, bem como uma embalagem de Guias de Sócio 2010.11.

08 ENTRADA GRATUITA NOS JOGOS DAS MODALIDADES
A entrada para os encontros da equipa de andebol, frente ao Madeira SAD, a 10 de Outubro, e de futsal, com o MODICUS, no mesmo dia, será gratuita para os sócios do Clube.

09 LEILÃO DAS CAMISOLAS DO JOGO COM O RIO AVE
As camisolas utilizadas pelos jogadores do Sporting no encontro frente ao Rio Ave serão leiloadas, com a receita a reverter para uma instituição de apoio às crianças, numa acção coordenada pelo Sporting Solidário.

10 PASSATEMPO NO SITE OFICIAL: COMPLETE A FRASE ‘QUEREMOS QUE O SPORTING…’ E TENHA UMA VISITA EXCLUSIVA AO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE
A última acção destas comemorações será um passatempo que consiste em terminar uma das frases mais célebres de José Alvalade. Os textos devem ser enviados para o e-mail passatempo@sporting.pt , entre 11 e 22 de Outubro.
Os 10 sportinguistas mais criativos receberão como prémio uma visita ao Estádio José Alvalade.

Acompanhe todas as celebrações, a partir de dia 10, no site oficial do Clube e no Facebook Sporting.

FONTE: www.sporting.pt

PORTUGAL - 3 Dinamarca - 1


GOLOS: 2 de Nani e Ronaldo

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sporting associa-se à campanha 10:10 Portugal

Um Clube com a grandiosidade desportiva do Sporting Clube de Portugal não pode estar unicamente virado para a vertente da prática desportiva, pois tem responsabilidades sociais e de cidadania empresarial.

A poucos dias do dia 10-10-2010, Dia Mundial de Acção Ambiental, o Sporting Clube Portugal envolve-se nesse grande acontecimento aderindo à campanha 10:10.

Desta forma junta-se a vários milhares de pessoas e organizações inscritas, assumindo o compromisso de reduzir ainda mais as suas emissões de carbono a partir de 2010.

De forma a minimizar os impactos ambientais das suas actividades, o Sporting Clube de Portugal implementou e continuará a implementar planos, medidas e tecnologias eficazes, sempre que possível.

Apresentamos as práticas que tencionamos pôr em curso, no complexo Alvalade XXI, e todas as outras já assumidas:
- Processo de certificação energética no estádio (em curso).
- Desenvolvimento de acções de sensibilização junto de colaboradores e utentes para a promoção da utilização racional de energia eléctrica e de água;
- Renovação tecnológica de alguns equipamentos/instalações por outros mais energeticamente mais eficientes. Por exemplo, substituição das TV´s existentes por LCD´s que permitem uma redução do consumo de energia eléctrica;
- Melhoria da envolvente passiva dos Edifícios;
- Instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias e das Piscinas do Multidesportivo;
Práticas já implementadas:
- Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa apelamos aos nossos sócios e adeptos que se desloquem para o estádio José Alvalade utilizando a rede de transportes públicos;
- Os suportes físicos do produto “GameBox” são feitos em papel reciclável, bem como, os Relatórios e Contas;
- Reciclagem de resíduos sólidos urbanos, nomeadamente em grandes eventos, através da segregação e reciclagem dos resíduos recolhidos;
- Instalação de painéis solares na Academia, para aquecimento de águas sanitárias;
- Racionalização do consumo de água através de fluxómetros temporizados nas instalações sanitárias;
- Tratamento dos efluentes residuais do estádio José Alvalade através de processos micro-biológicos (produtos biodegradáveis), por exemplo, utilização de produtos biodegradáveis na fertilização do relvado;
- Existência de sistemas de iluminação eficiente, em particular nas zonas de ocupação permanente do Estádio e Academia (Escritórios, Auditório, Entrada VIP etc.) com lâmpadas eficientes (fluorescentes tubulares T5, fluorescentes compactas) e respectivos balastros electrónicos ou Led´s (Centro de Atendimento a Sócios do Sporting);
- Existência de detectores de movimento para comando da iluminação (copas e instalações sanitárias);
- Instalação de baterias de condensadores nos Quadros Eléctricos Gerais dos Edifícios (Estádio, Multidesportivo, Academia) para correcção de factor de potência, reduzindo a factura energética;
- Instalação de variadores electrónicos de velocidade para comando de alguns motores da Central Térmica do Complexo Alvalade XXI, permitindo a racionalização e a redução dos consumos de energia;
- Existência de uma Central Térmica no Complexo Alvalade XXI, permitindo a produção centralizada, e por isso mais eficiente, de energia térmica frigorífica e calorífica para todos os consumidores estabelecidos no Complexo (Estádio, Multidesportivo, Holmes Place, Alvaláxia e Clínica CUF);
- Existência de sistemas de Gestão Técnica Centralizada das instalações, permitindo monitorizar e controlar, de forma automática, os vários equipamentos dos sistemas energéticos dos edifícios (Estádio, Multidesportivo, Academia), permitindo efectuar uma utilização racional de energia e proporcionar níveis adequados de conforto;
- Estabelecimento de Planos de Manutenção preventiva e correctiva adequados às instalações electromecânicas, por forma a garantir o funcionamento eficiente das mesmas;
- Programação de intervenções de manutenção e/ou ensaios às instalações electromecânicas para horas de cheias e vazio (quando possível) em detrimento das horas de ponta;
- Substituição dos computadores convencionais por computadores portáteis, energeticamente mais eficientes;
- Implementação de medidas para a redução do consumo de papel, nomeadamente através da distribuição de faxes e de outros documentos em suporte digital.

O Sporting Clube de Portugal continuará empenhado em cumprir a missão de reduzir, ao máximo, o impacto ambiental das suas actividades.

Apelamos a todos os sócios, adeptos ou simpatizantes que se juntem a esta causa e se inscrevam na Campanha Ambiental 10:10 Portugal, em http://1010.pt, e ajudem a reduzir as emissões de CO2 no nosso País.

O 10:10 é um movimento de pessoas, escolas, empresas e outras organizações, que voluntariamente trabalham juntos para reduzir as suas emissões de carbono durante um ano, a partir de 2010. É um projecto global, com mais de 90 mil pessoas inscritas de todo o mundo. Junte-se ao Sporting Clube de Portugal nesta campanha!

FONTE: www.sporting.pt