terça-feira, 22 de março de 2011

ELEIÇÕES



Empate técnico entre Carvalho e Godinho

A cerca de uma semana das eleições para a presidência do Sporting, verifica-se um empate técnico entre Bruno de Carvalho e Godinho Lopes, mas qualquer um destes candidatos perde para os sócios indecisos - são estas as principais conclusões a tirar da sondagem realizada pela Eurosondagem para O JOGO. E assim se percebe que, antes de mais, essa fatia de indecisos vai ter um peso extraordinário (e invulgar, a tão pouco tempo das eleições) no acto eleitoral do próximo sábado.

Os resultados brutos mostram que a campanha agressiva de Bruno de Carvalho - apresentou os investidores russos e o treinador Marco van Basten - está a dar frutos, garantindo-lhe uma vantagem - curta, mas vantagem - sobre Godinho Lopes: 26,7% contra 25%. Estes valores traduzem-se numa projecção matemática (apresentada abaixo, pela ordem alfabética das listas) passível de criar um empate técnico, uma vez que o valor mais alto de Godinho é superior ao mais baixo do rival da Lista C - embora a margem de erro de 2,83% já seja suficiente para gerar essa situação de empate técnico.

Mas os 31,3% de sócios leoninos que, apesar de manifestarem intenção de ir votar, ainda não decidiram qual dos cinco candidatos desejam na liderança do clube, têm o poder de alterar estes números, a ponto de, neste cenário, Pedro Baltazar (terceiro colocado, com 10,8%) e até Dias Ferreira ou Abrantes Mendes, cujos valores são residuais, poderem acreditar na eleição - e nem sequer precisavam que todos os indecisos votassem neles.

Há, por outro lado, dois factos significativos: segundo este estudo da Eurosondagem, Bruno de Carvalho aparece com uma vantagem grande em quantidade de votantes (33,1%, aqui até superior à percentagem de indecisos, deixando Godinho Lopes com 21,3%), mas esta diferença esbate-se nos resultados brutos devido ao facto de nem todos os sócios verdes e brancos terem direito ao mesmo número de votos (dependem dos anos de filiação). E o candidato da Lista A consegue assim aproximar-se do rival da Lista C porque os associados mais antigos e com mais votos têm a sua preferência.

Resta saber para onde se vão inclinar os indecisos na altura de participarem no acto eleitoral de sábado, quando ainda faltam alguns dias de campanha (que prometem ser ferozes...), sendo ainda de destacar que este estudo de opinião foi feito nas imediações do Estádio José Alvalade, antes do Sporting-Leiria. Ou seja, a amostra é composta essencialmente por sócios moradores na zona metropolitana de Lisboa - até porque o jogo só atraiu pouco mais de 15 mil espectadores. E no sábado é até possível que de vários Núcleos sportinguistas espalhados pelo país cheguem muitos associados para participar no escrutínio e escolher quem vai liderar um universo leonino que neste momento se mostra, acima de tudo, indeciso.

FONTE: www.ojogo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário