sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nordsjaelland


O Nordsjaelland, adversário do Sporting na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, tem apenas sete anos de vida, mas uma história já marcada pela aposta na formação e no fair-play.
A inédita conquista da taça dinamarquesa abriu-lhe a porta das competições europeias pela segunda vez (foi oitavo no campeonato), depois de em 2008/09, na então Taça UEFA, garantir a participação pela quota da disciplina. A Dinamarca brilhou no fair-play e a UEFA estendeu a mão ao novato Nordsjaelland, que, após passar duas rondas de qualificação, não resistiu ao Olympiacos no acesso à fase de grupos.
Fundado em Julho de 2003, ano que marca a estreia na principal liga dinamarquesa, o Nordsjaelland joga em Farum, uma cidade com 20 mil habitantes, a norte de Copenhaga. Já foi Farum BK, mas a visão regional falou mais alto e passou a designação. E para consolidar essa visão, o Nordsjaelland criou uma rede regional de 54 clubes.
Há sete anos que participa na liga dinamarquesa, mas o melhor que conseguiu foi um quinto lugar, em 2006/07. E se os resultados desportivos ficam pelo meio da tabela, no que respeita à formação a conversa é outra. É um dos clubes líder na área, com muitos jovens no plantel e entre eles Andreas Laudrup, filho mais novo do emblemático Michael Laudrup (ex-Juventus, Barcelona, Real Madrid...). O Nordsjaelland é conhecido ainda pelo seu futebol atacante e pelo 4x3x3.
O jovem clube dinamarquês é propriedade de um empresário local, Allan Pedersen, desde a sua fundação em 2003.
O Farum Park, estádio da equipa, tem capacidade para dez mil espectadores, ou seja, metade da população local, e receberá o Sporting a 29 de Julho, logo na primeira mão.

FONTE: www.maisfutebol.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário